28/10/2011

O meu Raul

"O Meu Raul"

Se há nomes que, no século XX, iluminaram a vida portuguesa, Raul Solnado é um deles. Não há nenhum português, em todas as gerações, que o não conheça; não há nenhum português, de todas as idades, que não guarde dele uma recordação agradável e não lhe deva, pelo menos, um momento de felicidade.
Este documentário pretende ser a homenagem merecida a esta figura única nas Artes do Espectáculo. Mas pretende também - no ano em que completaria 80 anos de idade e 62 de carreira - revelar a figura singular que foi Raul Solnado na grande Arte da Vida. Nos palcos, na rádio, na televisão, no cinema, Raul Solnado fez rir e fez chorar. Representou, cantou, imitou, criticou, sempre com um sorriso, mas sempre oportuno, pertinente, eficaz.

"Uma Vida Feliz" é uma viagem pela vida do actor, um passeio por uma Lisboa onde a sua presença deixou marcas. Desde a Sociedade Guilherme Cossoul – onde se iniciou como actor – ao Parque Mayer, à RTP, ao Dona Maria II, ao Monumental, ao seu Villaret, à Casa do Artista, a última das suas obras. É uma visita guiada pelo mundo mágico de Solnado, pelo teatro e pela vida, através da visita aos seus locais emblemáticos.

O documentário alimenta-se das suas recordações, partilhadas pelos que com ele conviveram, e exalta o seu exemplo – como artista e como homem.


Título: O Meu Raul
Autoria – Patrícia Vasconcelos
Produção – Cinemate
Duração – 53 minutos