16/11/2011

Dominio Público

 Recebi o e-mail em baixo que achei que seria importante divulgar-se

        Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser   desactivada por falta de acessos. Imagine  um lugar onde   pode consultar gratuitamente:

            As grandes pinturas de Leonardo Da Vinci.
            Escutar músicas em MP3 de alta qualidade.
            Ler poesia de Fernando Pessoa.
            Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia.
            Ter acesso às melhores historias infantis e vídeos.
            Aceder a documentos históricos.
            E muito mais...

        Esse lugar existe!
        O Ministério da Educação do Brasil disponibiliza tudo isso!

                                         www.dominiopublico.gov.br
    
    Só de literatura portuguesa são 732 obras!

      Mas estamos em vias de perder tudo isto, pois vão desactivar o projecto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

    
 Acedam e leiam (ou assistam: há também vídeo, imagens, sons...), pois podem retirar tudo, casa, carro, liberdade e família, mas não as ideias. Estas não são retiradas, simplesmente são idiotizadas. E a melhor medicina é a leitura.
Aproveitem.

Teatro Nacional Dona Maria II suspende programação de 2012

Mais uma VERGONHA em Portugal !







   O Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM II), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a suspensão de toda a programação de 2012.


A medida é consequência da austeridade anunciada pelo Governo. No caso do teatro, esse pacote de cortes representa um valor acumulado na ordem dos 36%, agravado pelo aumento da taxa do IVA (23%)”, anunciou o teatro nacional em comunicado, assinado pelo seu director artístico Diogo Infante.

No comunicado, Diogo Infante escreve que o corte financeiro, “muito superior ao efectuado nos restantes Teatros Nacionais (...), ignora três anos de gestão equilibrada e taxas de ocupação recorrentes acima dos 90%, comprometendo de forma irremediável o actual projecto artístico do TNDM II, o seu modelo de gestão e toda a programação projectada para 2012”.

A direcção artística e o conselho de administração do TNDM II alertaram a secretaria de Estado da Cultura para as consequências dos cortes previstos no Orçamento de Estado de 2012, “disponibilizando-se desde sempre para concertar uma solução que viabilizasse um futuro para o TNDM II, com um mínimo de dignidade, qualidade e sentido de serviço público que lhe é exigido e que está reflectido nos seus estatutos e missão”.

Segundo o director artístico do teatro, Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura não conseguiu encontrar uma solução para o problema junto do Ministério das Finanças ou do Primeiro-ministro, não existindo assim condições para continuar com a programação delineada durante este ano.

“Perante este cenário, torna-se impossível elaborar um plano de actividades realista e viável para 2012, pelo que nos vemos obrigados a assumir publicamente a nossa incapacidade para honrar compromissos de programação com produtores, encenadores e actores, e com o próprio público”, continua o comunicado, acrescentando que espectáculos como "A Morte de Danton" de Buchner, em co-produção com os Artistas Unidos e Guimarães - Capital Europeia da Cultura e com encenação de Jorge Silva Melo, ou "Lear" de W. Shakespeare, protagonizado por Eunice Muñoz, ficam assim seriamente comprometidos.