22/11/2011

Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade



“O património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é permanentemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e a sua história, proporcionando-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana”


Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, UNESCO, 2003 (Artº 2, alínea 1)

                                                     
                                      http://www.museudofado.pt/


 Candidatura do Fado a Património da Humanidade considerada exemplo de boas práticas pela UNESCO


A Candidatura do Fado a Património da Humanidade foi seleccionada para avaliação na 6ª reunião do Comité Intergovernamental que decorrerá de 22 a 29 de Novembro em Bali, Indonésia. A Candidatura do Fado integra o lote das 49 candidaturas seleccionadas para eventual inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Merecendo uma recomendação favorável, a Candidatura do Fado é distinguida pela UNESCO como exemplo de boas práticas, a ser seguido por outros Estados Membros que queiram apresentar uma candidatura ao mesmo programa.

Apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/MUSEU DO FADO no mês de Junho de 2010 a candidatura do Fado é agora distinguida num grupo restrito de 7 candidaturas consideradas “exemplares” pela UNESCO, do ponto de vista da sua concepção, preparação, apresentação e argumentação.

A deliberação oficial sobre o Fado será conhecida nos dias 26 e 27 de Novembro na reunião do Comité Intergovernamental. Assinalando a data, o Museu do Fado, casa-mãe da candidatura está aberto ininterruptamente todo o fim-de-semana.

in Museu do Fado