16/11/2011

Teatro Nacional Dona Maria II suspende programação de 2012

Mais uma VERGONHA em Portugal !







   O Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM II), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a suspensão de toda a programação de 2012.


A medida é consequência da austeridade anunciada pelo Governo. No caso do teatro, esse pacote de cortes representa um valor acumulado na ordem dos 36%, agravado pelo aumento da taxa do IVA (23%)”, anunciou o teatro nacional em comunicado, assinado pelo seu director artístico Diogo Infante.

No comunicado, Diogo Infante escreve que o corte financeiro, “muito superior ao efectuado nos restantes Teatros Nacionais (...), ignora três anos de gestão equilibrada e taxas de ocupação recorrentes acima dos 90%, comprometendo de forma irremediável o actual projecto artístico do TNDM II, o seu modelo de gestão e toda a programação projectada para 2012”.

A direcção artística e o conselho de administração do TNDM II alertaram a secretaria de Estado da Cultura para as consequências dos cortes previstos no Orçamento de Estado de 2012, “disponibilizando-se desde sempre para concertar uma solução que viabilizasse um futuro para o TNDM II, com um mínimo de dignidade, qualidade e sentido de serviço público que lhe é exigido e que está reflectido nos seus estatutos e missão”.

Segundo o director artístico do teatro, Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura não conseguiu encontrar uma solução para o problema junto do Ministério das Finanças ou do Primeiro-ministro, não existindo assim condições para continuar com a programação delineada durante este ano.

“Perante este cenário, torna-se impossível elaborar um plano de actividades realista e viável para 2012, pelo que nos vemos obrigados a assumir publicamente a nossa incapacidade para honrar compromissos de programação com produtores, encenadores e actores, e com o próprio público”, continua o comunicado, acrescentando que espectáculos como "A Morte de Danton" de Buchner, em co-produção com os Artistas Unidos e Guimarães - Capital Europeia da Cultura e com encenação de Jorge Silva Melo, ou "Lear" de W. Shakespeare, protagonizado por Eunice Muñoz, ficam assim seriamente comprometidos.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire